Primeiros engenheiros surdos do Centro-Oeste formam em Divinópolis
Eles contam como foi estudar com não surdos e
conquistar graduação.
Noite das homenagens da Engenharia de Produção será na segunda (27).
Noite das homenagens da Engenharia de Produção será na segunda (27).
Marina AlvesDo G1 Centro-Oeste de Minas
Irmãos passaram por toda a graduação juntos
(Foto: Sagae Formaturas Paraná/Arquivo pessoal)
(Foto: Sagae Formaturas Paraná/Arquivo pessoal)
Concluir uma graduação é uma conquista para muitos
jovens por todo o país. Mas para dois alunos de Engenharia de Produção em Divinópolis, essa vitória é ainda maior.
Mariana de Oliveira Ferreira, de 25 anos, e Felipe de Oliveira Ferreira, de 27,
são irmãos e decidiram vivenciar juntos também os cinco anos da graduação. Além
disso eles estão fazendo história como os primeiros estudantes com deficiência
auditiva a se formarem como engenheiros de produção no Centro-Oeste de Minas,
segundo um levantamento da Fundação Educacional de Divinópolis da Universidade
do Estado de Minas Gerais (Funedi/Uemg), instituição onde eles formaram.
Assim como a maioria dos adolescentes, foi no
ensino médio que Mariana decidiu qual seria a profissão após ficar em dúvida
quanto a outras graduações. "Pensei em administração, contabilidade,
matemática e design de moda. Por fim optei por Engenharia de Produção",
recordou. Felipe, ao contrário da irmã, estava decidido quanto ao curso que
escolheria. "Não pensei em escolher outro. Até pensei em fazer ciências da
computação, mas no final eu queria mesmo era engenharia", afirmou...
Leia mais em: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/01/primeiros-engenheiros-surdos-do-centro-oeste-formam-em-divinopolis.html
Essa é uma história muito bonita, onde o principal diferencial foi o apoio da família e dos amigos. Outro fator determinante para essa história, é que a família dispõe de um certo poder aquisitivo, o que não é a realidade da maioria das famílias dos nossos irmãos surdos. E isso, torna-se assim um alerta para que haja mais investimentos em acessibilidade nas escolas, universidades, serviços de saúde, etc.
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