O desenvolvimento comunicativo e linguístico
Os
ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito
variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente,
bastante diferentes. As crianças surdas cujos pais usam sinais adquirem de
forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar. A relação que existe
entre a criança surda e o input
linguístico é semelhante ao que se estabelece entre a criança ouvinte e a
linguagem oral falada na sua família. Nessa situação, encontram-se inicialmente
10% das crianças surdas cujos pais também são surdos. Todas as demais crianças
surdas têm pais ouvintes que não conhecem, pelo menos de início, a linguagem de
sinais.
Os
pais ouvintes utilizam habitualmente a linguagem oral, contudo, podem aprender
algum sistema de comunicação com sinais, quando consideração as consequências
positivas de sua utilização para a criança surda. Em alguns casos, esse sistema
de comunicação é a linguagem de sinais própria da comunidade de pessoas surdas
.
Texto
retirado do livro de: COLL, César. MARCHESI, Álvaro. PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e educação: Transtornos
de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2° edição. São Paulo:
Artmed,2004. 176 p.
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