terça-feira, 12 de agosto de 2014


O desenvolvimento comunicativo e linguístico


Os ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas cujos pais usam sinais adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar. A relação que existe entre a criança surda e o input linguístico é semelhante ao que se estabelece entre a criança ouvinte e a linguagem oral falada na sua família. Nessa situação, encontram-se inicialmente 10% das crianças surdas cujos pais também são surdos. Todas as demais crianças surdas têm pais ouvintes que não conhecem, pelo menos de início, a linguagem de sinais.
Os pais ouvintes utilizam habitualmente a linguagem oral, contudo, podem aprender algum sistema de comunicação com sinais, quando consideração as consequências positivas de sua utilização para a criança surda. Em alguns casos, esse sistema de comunicação é a linguagem de sinais própria da comunidade de pessoas surdas
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Texto retirado do livro de: COLL, César. MARCHESI, Álvaro. PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2° edição. São Paulo: Artmed,2004. 176 p.

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