segunda-feira, 21 de abril de 2014



 Valorização, o tema do momento. 
      


Decisões da Conferência Nacional de Educação recomendam formação em universidades públicas e facilidades para a formação contínua; gestores de redes veem dificuldades para implantar propostas.

Amanda Cieglinski

Em ano de eleição, a educação ganha espaço no debate político e aparece no discurso de quase todos os candidatos. Muitos deles colocam a valorização do professor como estratégia para melhorar a escola pública no país. O tema também foi um dos destaques da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em Brasília no primeiro semestre de 2010. O documento final do encontro traz uma série de orientações para garantir a chamada "valorização dos profissionais da educação". As decisões da Conae não têm força de lei, mas devem orientar a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que será encaminhado ao Congresso após as eleições...

O texto aborda vários assuntos relacionados à valorização do professor; enfoca a crise na profissão, os baixos salários, as péssimas condições de trabalho que afetam a qualidade do ensino e quais medidas têm sido tomadas para que se reverta esse quadro.
Enfoca como deve ser a formação dos professores, tida como insatisfatória e que não os prepara para encarar a realidade das escolas brasileiras.
Fala sobre a EAD, e na discussão acalorada entre os que defendem essa modalidade de ensino e a conae que diz que professores devem ser formados em cursos presenciais.
O artigo é de ótima qualidade, leiam e tirem suas próprias conclusões.

Leiam o artigo na integra em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/162/artigo234857-1.asp <acesso em 21/04/14 ás 17:21hs.

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